Geralmente você pode plantá-las em um local definitivo, que é como um vaso extenso e dividido para vários tipos de plantas, porém não muito fundo. Mas também há a possibilidade de usar uma sementeira. Essa possui vários modelos a venda e você mesmo pode fazer em casa com uma caixa de ovo, por exemplo. O importante é que tenha aqueles furinhos embaixo para a drenagem funcionar bem.
Se você não sabe se a sua semente pode ser plantada em local definitivo ou em sementeiras, é melhor dar uma conferida no verso do envelope. Lá há uma série de informações interessantes e que vão te ajudar.
Se a sua semente for bem pequenina, você pode deixa-la em um recipiente com água por mais de uma hora se quiser. Mas se a semente já for um pouco maior, o tempo de submersão é de até 60 minutos. Esse processo ajuda a acelerar a germinação.
Digamos que você vai plantar uma rúcula. A sua semente é bem pequenininha. Então, não se preocupe tanto com o tempo.
Na hora de fazer as covas, tente cavar na diagonal em cada quadrado duas covas. A profundidade deve ser quatro vezes o tamanho da semente. Então, para rúcula não cave muito. O certo é que o substrato esteja bem úmido. Utilizar água aquecida pelo sol é uma excelente ideia, isso também ajuda na germinação.
Pegue uma colherzinha e coloque até 5 sementes levando-as para a cova. Faça a mesma coisa para a outra covinha. Só não deixe a terra compactada, apenas cubra o buraco com o substrato. A partir daí é só regar periodicamente.
Caso mais de uma planta nasça no mesmo quadrado, veja a que está mais forte e corte as demais.
0 comentários:
Postar um comentário