Como plantar melancia – Suculentas e refrescantes, as melancias se desenvolvem bem em regiões tropicais, sob condições de clima quente e baixa umidade do ar.
Fruto doce, saboroso, com líquido para dar e vender. Quando chegam os dias quentes, nada melhor do que matar a sede, provando sua polpa vermelha, cheia de frutose – um de seus principais açúcares. Com cerca de 30 calorias, tem em sua composição 92% de água, proteínas, ácidos graxos, cálcio, fósforo, ferro, potássio, vitamina A, entre outros componentes.
A melancia (Citrullus lannatus) pertence à família Cucurbitaceae, a mesma do melão, pepino, chuchu e da abóbora. Embora exista uma variedade de polpa amarelada, a maioria é branco-rosácea ou vermelha intensa. Com exceção de cultivar híbrida triplóide, Citrullus lanatus, possui sementes negras e lisas, dispersas pelo fruto.
Desenvolve bem em solos areno-argiloso, profundos, estruturados, com boa drenagem e pH entre 5 e 6,5. O cultivo dessa fruta depende da região onde o plantio é realizado. “Independentemente da textura da terra, ela precisará ser bem drenada, profunda e sem camada de compactação”. Caso o solo esteja compacto, faça a subsolagem, um procedimento para soltar a terra, ou a aração. Em seguida, faça sulcos para adubação e demarcação das covas de plantio.
Clima para plantar a melancia
A fruta prefere clima quente e se desenvolve e, locais com baixa umidade do ar. As temperaturas ideais variam entre 20 e 30ᵒC. O desenvolvimento da planta é prejudicado quando cultivada acima de 35ᵒC. Já o frio, abaixo de 15ᵒC, paralisa o crescimento da planta, não havendo flores e frutos.
Plantio da melancia
Antes de iniciar o plantio, obtenha mudas em viveiros idôneos, que certifiquem a qualidade das plantas, sem pragas e doenças. Escolha um local onde ainda não foram plantadas melancias, pois as variedades requerem rotação de culturas. Faça sulcos de plantio e incorpore e adubação. O espaçamento ideal varia entre 2 e 3 m para a passagem de pedestres e 1,5 a 2m entre cada planta. Já a irrigação deve ser por sulco ou gotejamento. Consulte um engenheiro agrônomo para indicar a melhor adubação, conforme análise do solo.
As melancias estão prontas para a colheita entre 80 e 100 dias após o plantio, dependendo de cada variedade.
Variedades da melancia
A crimson Select é a mais conhecida no Brasil, devido à boa adaptação em quase todas as regiões. Possui frutos grandes e cascas verdes escuras listradas.
A voyager, um tipo híbrido ovulada, tem ótima vigor de ramas, frutos com aproximadamente 12 kg e polpa de boa qualidade. Existe ainda melancia Tide de fruto redondo a ovalado, com casca verde escura e estria verde clara, pesando cerca de 10 kg.
Já a Crimson Sweet possui fruto quase redondo, casca verde, estria verde escura e sementes pequenas.
A Híbrida Triploíde Shadow, conhecida por não apresentar sementes (na verdade tem sementes minúsculas e avermelhadas), possui frutos redondos e ovalado, e casca verde com leves faixas verde escuras.
Tags: melancia, pomar, melancia crismson sweet, melancia híbrida triplóide shadow, melancia Tide, melancia voyager, melancia crimson Select, melancia Citrullus lannatus, cultivar melancia, plantar melancia
0 comentários:
Postar um comentário