Aprenda como plantar laranja – Originária da Ásia, a laranja pertence ao grupo citros.Com fácil adaptação ao clima e ao solo brasileiro, as variedades podem ser destinadas tanto como para o consumo do fruto fresco, como para a produção de sucos.
É preciso adquirir porta-enxerto e mudas de qualidade, realizar um bom preparo do solo, além de utilizar produtos eficazes no controle de pragas e doenças para garantir uma boa produtividade do pomar.
As mais cultivadas no Brasil são a Bahia, pera, Valencia, natal, Hamlin e lima. As principais características dessas variedades são: a precocidade da colheita, que se torna economicamente viável a partir do quinto ou sexto ano de produção, a qualidade de fruto produzido; e a qualidade do suco.
Plantio:
O clima para o plantio de laranjas deve ser ameno com temperatura média em torno de 25 ᵒC e com cerca de 1.200 mm de chuva ao ano. Todas as variedades de laranjas podem ser adaptar em solos arenosos ou argilosos, desde que profundos, com boa drenagem e capacidade de retenção de água.
O espaçamento ideal varia conforme as espécies, tamanho da copa, porta-enxerto e manejo adotado. O recomendável e de 6 x 4 m. O plantio deve ser realizado em épocas de chuva. A muda deve ser colocada na cova ou sulco de plantio sem a sacola plástica, sempre deixando de 2 a 3 cm de substrato acima do nível do solo. Já a irrigação deve ser abundante, mantendo a umidade do sistema radicular até que as mudas peguem.
Para o crescimento e produção perfeitos, as plantas cítricas precisam de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, entre outros. Por meio da analise do solo, avalie as condições de fertilidade. Entre os adubos químicos mais usados estão o sulfato de amônia, os fosfatos diamônico e o monoamônico, cloreto e sulfato de potássio, superfosfatos simples e triplo.
A colheita ocorre entre julho e dezembro. Dependendo da variedade e das condições de clima e florada, pode ser antecipada entre maio e junho e se estender até janeiro.
0 comentários:
Postar um comentário