Como plantar bananeira – A bananeiraé uma planta tropical que exige calor constante, irrigação bem distribuída e elevada umidade. Sem esses três aspectos, não se desenvolve corretamente. Luminosidade, vento e altitude também interferem no cultivo. A temperatura ideal para a bananeira é cerca de 28°C, com mínima de 18°C e máxima de 34°C. A irrigação deve ser de acordo com o tipo de solo, por isso, antes de cultivá-la, analise a terra. A fruta madura contém amido açúcares e é um alimento de alto valor energético.
Para a bananeira se desenvolver, o solo deve reter 75% de água, sem que corra risco de saturação. A falta de água prejudica o crescimento e o desenvolvimento da planta sendo assim, em regiões secas, a irrigação é uma prática essencial.
Solo em perfeitas condições – A bananeiraexige solo bem drenado, rico em matéria orgânica. “O fornecimento de potássio é essencial, porque a planta exige grandes quantidades desse elemento para produzir frutos em quantidade e qualidade adequados”. Existe uma diversidade de bananeiras no Brasil, porém o nome científico da banana é o mesmo para todas: Musa spp. As mais conhecidas são: Prata, pacovan, prata anã, maça, Cavendish (Nanica, nanicão e grande naine), terra maranhão, D’angola ouro.
As plantas de baixo ou médio porte devem ter covas de 30 x 30 x 30 cm; já as altas precisam de 40 x 40 x 40 cm.
Os espaçamentos variam conforme as variedades. Para fileiras simples, a Nanica, figo anão, grande naine, nanicão e prata anã precisam de 2 x 2 m; 2,5 x 2 m e 2,5 x 2,5 m. Já a maça, D’angola, terrinha, mysore e figo; 3 x 2 m a 3 x 2,5 m. Plantas de porte alto como a terra, maranhão, prata e pacovan: 3 x 3 a 3 x 4 m.
Produção de sucesso – Existem algumas práticas culturais que melhoram as condições da planta, aumentando a vida útil dos bananais. As principais são: capina, controle cultural, desbaste, desfolha, escoramento, ensacamento do cacho (com a eliminação do coração e corte do pseudocaule após a colheita. “O desbaste é a pratica que mais diferencia o cultivo da bananeira das demais frutas. Caso o produtor não retire os brotos (filhotes) excedentes da planta, irá se formar uma touceira na qual esses filhotes passarão a competir um com outro por água e nutrientes. O bananal deve ser mantido com a planta mãe, filho e neto. Essa combinação de três plantas por touceiras vem se mostrando a mais produtiva ao longo do tempo.
O método de irrigação mais indicado é gotejamento ou microaspersão, pois a operação é econômica, exige menos energia e mão-de-obra. Alem disso, economiza água e permite a aplicação simultânea de fertilizantes.
Tags: pomar, cultivo da banana, como plantar banana, como plantar bananeira, banana prata, banana nanica
0 comentários:
Postar um comentário