Os primeiros passos da horta – Com orientação sobre irrigação, planejamento, preparo do solo, adubação e controle de pragas são possível plantar em casa.
Colher verduras frescas antes de preparar o almoço é um sonho fácil de realizar. Primeiro reserve uma parte do terreno, que tenha acesso fácil e esteja perto da residência. Depois, avalie a disponibilidade de água, que deve ser de 2 a 41/ m² por dia para um sistema de irrigação por aspersão. Caso a fonte de água seja um poço (cisterna), deverá planejar a quantidade nos períodos de seca para não sofre com o problema de falta de água.
A irrigação é feita uma vez por dia e duas vezes em épocas mais secas. É preferível que seja efetuada ao amanhecer ou entardecer, que tempo dependerá do tipo de solo e pode variar de 5 a 30 minutos. Para descobrir o tempo necessário, deve verificar-se o aspecto do solo com teste bem simples. Pegue uma amostra irrigada e aperte com as mãos, se escorrer água misturada com a terra, o tempo está perfeito.
Um sistema utilizado é o gotejamento, que são goteiras achatadas com acabamento em plástico furado, em pontos intervalados. Apesar de economizar água, o custo é mais elevado tanto na instalação, quanto na manutenção.
Bonita e saudável hortaliça, legumes, erva e temperos
Bonita e saudável hortaliça, legumes, erva e temperos – Exigem também luminosidade, pelo menos quatros horas de sol direto por dia. Portanto deve respeitar a temperatura de cada espécie.
É preciso apenas fazer um cultivo escalonado, para colher em várias etapas. Alem disso, deve-se fazer uma rotação de culturas para diminuir a incidência de pragas e doenças. “Milho verde e milho para grão são excelente para terreno afetado por pragas e doenças”. As ervas e os temperos não necessitam de rotação. Veja o exemplo: agrupe as hortaliças de folhas (como alface e couve) no canteiro (A); as hortaliças de tubérculos e raízes tuberosas (batata e cenoura) no canteiro (B); as cultivadas pelas flores e frutos (capuchinha e tomate) no canteiro (C); e no canteiro (D), as ervas e temperos. No ano seguinte, faça o rodízio.
Para não usar inseticidas e garantir um alimento mais saudável, utilize insetos predadores, microorganismos e plantas que arrasem pulgões, lagartas e moscas que atacam as plantações. É possível ainda erradicar pragas com métodos defensivos naturais. Em último caso, utilize produtos químicos com orientação de profissionais especializados.
Tags: Como plantar, aprende a plantar, como plantar em casa, aprenda como plantar em casa, como planta hortaliças, como plantar legumes, como plantar erva, plantio
0 comentários:
Postar um comentário